A Câmara dos Deputados dará início, nesta terça-feira, à Comissão Especial que será responsável pela elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). A deputada Tabata Amaral, do PSB de São Paulo, foi escolhida para a presidência dos trabalhos, enquanto o deputado Moses Rodrigues, do União Brasil do Ceará, atuará como relator.
Sob a orientação do presidente da Câmara, deputado Hugo Motta, do Republicanos da Paraíba, a comissão discutirá um projeto que contempla 18 objetivos a serem alcançados até 2034. Esses objetivos abrangem áreas como educação infantil, alfabetização, ensinos fundamental e médio, educação integral, diversidade e inclusão, educação profissional e tecnológica, educação superior, além da estrutura e funcionamento da educação básica.
De acordo com Tabata Amaral, a proposta da Comissão é conduzir os trabalhos com um forte enfoque no diálogo, envolvendo a sociedade civil, professores, alunos, gestores, pesquisadores e representantes dos diferentes níveis de governo. A expectativa é que o novo PNE seja votado ainda neste ano.