4 abril 2025
HomeEducaçãoCederj: Guia Prático para Conquistar a Isenção da Taxa de Inscrição

Cederj: Guia Prático para Conquistar a Isenção da Taxa de Inscrição

Os candidatos que desejam participar do vestibular do Cederj no segundo semestre têm até o dia 13 de abril para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O pedido deve ser feito por meio da internet. Esta solicitação é destinada a aqueles que têm sua família registrada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Para obter a isenção, é necessário comprovar uma renda familiar mensal de até R$ 2.069. O resultado das solicitações será divulgado em 30 de abril. Caso não seja concedida, a taxa de inscrição será de R$ 89.

O Cederj é um consórcio da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj), que atualmente possui mais de 40 mil alunos. Os participantes do vestibular do Cederj têm a oportunidade de concorrer a vagas em diversas instituições públicas de ensino superior no estado do Rio de Janeiro, incluindo o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), a Universidade Federal Fluminense (UFF), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).

No vestibular do segundo semestre, estão disponíveis vagas em diversos cursos, como Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção, Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia, Química, Sistemas de Computação, Segurança Pública e Gestão de Turismo. Até o dia 13 de abril, também estarão abertas as inscrições para os candidatos que desejam participar do vestibular pelo sistema de cotas. Essa modalidade é destinada a estudantes de escolas públicas, além de negros, pardos, indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

O prazo de inscrição para aqueles que receberão isenção da taxa ou que concorrem por meio de cotas ou ações afirmativas vai de 30 de abril a 15 de maio. Por outro lado, estudantes que não se enquadram nas categorias de cota ou ação afirmativa e que precisarão pagar a taxa de inscrição devem se registrar entre os dias 14 de abril e 15 de maio. As provas estão agendadas para o dia 22 de junho, e o resultado final será publicado em 11 de julho. Dados indicam que as mulheres representam a maioria no ensino superior, correspondendo a 59% das matrículas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!