14 abril 2025
HomeInternacionalChile intensifica vigilância de vulcões após 160 tremores de terra.

Chile intensifica vigilância de vulcões após 160 tremores de terra.

O campo vulcânico de Laguna del Maule, situado na cordilheira dos Andes, no Chile, foi palco de uma série significativa de tremores nesta quinta-feira, 10. No total, foram registrados 160 terremotos em um período de apenas duas horas na região, que se localiza perto da fronteira com a Argentina. A Agência Nacional de Emergência do Chile (Senapred) está monitorando a situação em conjunto com as autoridades locais.

Apesar da alta frequência de abalos sísmicos, o Serviço Nacional de Geologia e Mineração do Chile (Sernageomin) classificou os terremotos como de baixa magnitude. O órgão manteve o nível de alerta verde, sinalizando que não há um risco imediato de erupção no vulcão.

O geólogo e professor da Universidade de Santiago, Ayaz Alam, destacou que os tremores são evidências de atividade interna de magma no vulcão. Ele afirmou que esses sinais indicam que o vulcão está ativo e que o magma em seu interior está em movimento, o que poderia resultar em um evento de magnitude moderada no futuro, embora o momento exato seja incerto.

Na cidade de Ollagüe, um tremor de 4.0 de magnitude foi registrado na mesma quinta-feira, conforme informações do Centro Sismológico Nacional (CSN). Os relatórios preliminares indicam que o tremor se originou a 42 quilômetros a leste da cidade, com uma profundidade de 215 quilômetros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!