2 abril 2025
HomeCotidianoChuva intensa volta a atingir São Paulo nesta terça-feira (1º)

Chuva intensa volta a atingir São Paulo nesta terça-feira (1º)

As chuvas intensas que levaram o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) a declarar estado de atenção na cidade de São Paulo na segunda-feira, 31 de março, podem ocorrer novamente na terça-feira, 1º de abril. A previsão para a semana entre 31 de março e 6 de abril indica um período chuvoso, com temperaturas variando entre 15°C e 32°C.

Na manhã de terça-feira, a capital paulista apresentou céu nublado, com temperatura média em torno de 19°C e umidade relativa do ar alcançando 99%. A temperatura máxima prevista para o dia pode exceder os 29°C, segundo informações do CGE. Apesar do início do dia com meteorologia estável, as projeções para a tarde indicam a possibilidade de chuvas fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento.

A combinação de altas temperaturas e elevada umidade atmosférica favorece a formação de tempestades, semelhantes àquelas que provocaram alagamentos recentemente. Existe risco de alagamentos e quedas de árvores. A previsão para os dias subsequentes sugere a presença de sol entre nuvens, temperaturas abafadas e chuvas em forma de pancadas, mais concentradas nas tardes. Para quarta-feira, 2 de abril, a expectativa é semelhante, com temperaturas variando de 20°C a 29°C e potencial para chuvas de intensidade moderada a forte a partir do meio da tarde.

Uma forte chuva atingiu a Grande São Paulo na tarde de segunda-feira, 31 de março, com o ABC Paulista sendo uma das áreas mais severamente afetadas. Registros nas redes sociais relataram granizo, e a estação de trem Celso Daniel, em Santo André, ficou completamente submersa.

A estação de trem em questão integra a linha 10 (Turquesa) da Companhia Paulista Metropolitana de Trens (CPTM) e precisou operar em regime parcial devido ao alagamento. Em virtude da quantidade de água acumulada, os serviços ferroviários entre as estações Prefeito Celso Daniel-Santo André e Mauá foram interrompidos. No entanto, todas as linhas da CPTM estavam funcionando normalmente na manhã de terça-feira, 1º de abril.

Em Santo André, a Avenida dos Estados foi severamente afetada pelo transbordamento do rio Tamanduateí, que praticamente a fez desaparecer sob as águas. Além disso, alagamentos foram relatados em outros pontos, como o Córrego Guarara e o Rio Corumbé.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!