As intensas chuvas que ocorreram no litoral norte de São Paulo resultaram em alagamentos e enchentes em Ubatuba na madrugada do dia 5 deste mês. De acordo com informações da Defesa Civil do município, o loteamento Marafunda registrou um total de 177 milímetros de chuva acumulados em um período de 72 horas. No bairro do Taquaral, o Corpo de Bombeiros local atendeu uma ocorrência envolvendo 19 pessoas que ficaram ilhadas, incluindo homens, mulheres, crianças e idosos. Essas pessoas foram encaminhadas, em conjunto com a Defesa Civil, para a escola municipal José de Souza Simeão, que está sendo utilizada como abrigo. Felizmente, não houve ferimentos, e todas foram colocadas sob os cuidados do órgão responsável pelo apoio social.
O Rio Tavares, localizado na rua Rio Grande do Sul, transbordou, resultando em oito quedas de árvores, sendo uma delas de grande porte, o que ocasionou a interdição de algumas vias de trânsito.
A Defesa Civil emitiu um alerta para a possibilidade de mais chuvas intensas ao longo do fim de semana. Os modelos meteorológicos revelam que a faixa leste, especialmente a região de Ubatuba e cidades que fazem divisa com o estado do Rio de Janeiro, deverá receber quantidades significativas de precipitação. Assim, foi solicitado um monitoramento redobrado nas áreas de risco dessas regiões.
A Defesa Civil dará continuidade ao monitoramento dos pluviômetros e das áreas de risco. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social está realizando um levantamento do número de pessoas desalojadas que necessitam de assistência, a fim de solicitar ajuda humanitária à Defesa Civil estadual. Os itens solicitados incluem colchões, cobertores, cestas básicas, material de limpeza e água potável.