sexta-feira, janeiro 31, 2025
HomeTecnologiaCientistas desenvolvem teia semelhante à do Homem-Aranha

Cientistas desenvolvem teia semelhante à do Homem-Aranha

Cientistas desenvolveram um material que se assemelha às teias produzidas por aranhas, parecido com as que aparecem nas histórias em quadrinho do Homem-Aranha. Utilizando a seda dos bichos-da-seda, conhecidos como lagartas da mariposa Bombyx mori, os pesquisadores realizaram uma dissolução do composto até alcançar a fibroína, uma proteína que se transforma em fibra quando entra em contato com o ar.

A descoberta foi Acidentalmente feita pelo cientista Marco Lo Presti, que é professor assistente de pesquisa na Tufts University, nos Estados Unidos. Os resultados de suas investigações foram divulgados na revista científica Advanced Functional Materials. “Estava trabalhando em um projeto para desenvolver adesivos extremamente resistentes utilizando fibroína de seda, e, enquanto limpava meus utensílios de vidro com acetona, percebi que um material semelhante a uma teia estava se formando no fundo do vidro”, comentou ele em uma declaração à imprensa.

Inspirados nos padrões da natureza, os membros do laboratório denominado Silklab, localizado nessa universidade americana, inovaram ao criar colas que funcionam de forma eficaz debaixo d’água, sensores que se aderem a qualquer superfície e revestimentos comestíveis que podem aumentar a durabilidade de produtos, entre outras inovações.

Para reproduzir a “teia de aranha”, os cientistas utilizaram solventes orgânicos, como etanol ou acetona, para dissolver a fibroína, adicionando dopamina, o que possibilitou que a solidificação acontecesse quase que instantaneamente. As fibras produzidas demonstram ser altamente resistentes e têm capacidade de adesão a qualquer superfície. Durante os testes, o material, lançado por uma agulha para simular as teias das histórias em quadrinho, conseguiu suportar objetos que pesavam mais de 80 vezes seu peso. Os pesquisadores comprovaram essa força ao prender um casulo, um parafuso de aço, um tubo de laboratório flutuante, um bisturi parcialmente enterrado na areia e um bloco de madeira a uma distância de aproximadamente 12 centímetros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!