Se excluirmos a era da moda das “dancing days”, a combinação de sandálias e meias pode ser considerada, no mínimo, controversa e excêntrica. Contudo, essa associação, anteriormente tida como “proibida”, atualmente ganha destaque nas passarelas, no estilo urbano das semanas de moda e em produções mais elegantes, demonstrando que pode ser um símbolo de estilo com um mínimo de esforço.
Existem diversas versões que variam entre meias mais grossas, de estilo casual, utilizadas com sandálias robustas, até composições mais sofisticadas que incluem meias finas combinadas com saltos altos. As opções são vastas, e marcas renomadas como Prada, Miu Miu e The Row têm investido nessa tendência. Além disso, influencers têm usado essa combinação como uma estratégia de estilo para atualizar até os looks mais simples.
A aplicação do combo de sandália e meia pode potencializar peças tradicionais, como um jeans, conferindo um toque ousado e fashion. Essa combinação, além de moderna, serve como um grande aliado nos dias de clima ameno, sendo ideal o uso de meias mais grossas junto a sandálias robustas, especialmente com minissaias durante o outono.
Uma alternativa interessante para destacar os pés é optar por sandálias de tiras que saem do convencional. Modelos que antes eram considerados delicados agora se apresentam de maneira mais arrojada e contemporânea. Outra abordagem é incorporar o conceito do “dopamine dressing”, criando um visual mais divertido e descontraído com meias coloridas, que podem ser usadas com sandálias, independentemente do salto.
Para evitar composições repetitivas e, simultaneamente, alongar a silhueta, a aposta na combinação de meias com sandálias em tons semelhantes se mostra eficaz. Essa proposta é especialmente interessante quando se utilizam cores vibrantes, criando blocos de cor ousados e surpreendentes, ideais para produções que envolvem meias-calças e sandálias chamativas.