10 fevereiro 2025
HomeTecnologiaComo Observar o Alinhamento Planetário em Fevereiro: Guia Completo

Como Observar o Alinhamento Planetário em Fevereiro: Guia Completo

Em fevereiro, haverá uma oportunidade de observar todos os planetas do Sistema Solar alinhados no céu noturno. Vênus, Marte, Júpiter e Saturno já estão visíveis à noite, e, embora não possam ser vistos a olho nu, Urano e Netuno também fazem parte dessa formação. Na última semana do mês, Mercúrio se juntará aos demais planetas, completando este espetáculo celeste.

O fenômeno conhecido como “alinhamento” é, na verdade, uma forma de conjunção celeste. Este evento cria uma ilusão óptica, na qual dois ou mais corpos celestes aparecem próximos no céu, apesar de estarem separados por vastas distâncias no espaço. Assim, os planetas não se alinharão em uma linha reta enquanto orbitam ao redor do Sol; eles simplesmente estarão visíveis ao mesmo tempo no céu.

Para observar o alinhamento planetário, o período mais favorável será logo após o pôr do Sol. Vênus será o ponto mais brilhante no horizonte a oeste, enquanto Saturno aparecerá próximo a ele, embora com um brilho menos intenso. Júpiter estará bem alto no céu, próximo à constelação de Touro, enquanto Marte poderá ser visto na direção leste, apresentando sua coloração avermelhada.

A partir de 21 de fevereiro, Mercúrio começará a aparecer próximo à linha do horizonte a oeste logo após o pôr do sol. A observação deste planeta pode ser desafiadora, pois ele se encontra muito próximo do Sol e se põe rapidamente. Tanto Urano quanto Netuno, embora não sejam visíveis sem instrumentos, também estarão presentes. Urano pode ser avistado com um bom binóculo, localizado entre Vênus e Saturno, enquanto Netuno requer um telescópio e está próximo a Júpiter.

A última semana de fevereiro representa o melhor momento para tentar avistar todos os planetas ao mesmo tempo. Para isso, é essencial estar em um local com boa visibilidade, especialmente com um horizonte desobstruído a oeste. Além disso, aplicativos de astronomia podem ser úteis para localizar e acompanhar os eventos astronômicos visíveis no céu noturno.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!