O edital para o novo concurso do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ PR) foi publicado no Diário Oficial da União, gerando grande interesse na internet, com mais de 5 mil buscas nas plataformas de pesquisa. Serão oferecidas, ao todo, 60 vagas para o cargo de Técnico Judiciário, que exige nível médio de escolaridade.
As vagas estão distribuídas entre 10 regiões administrativas judiciárias, conforme a seguinte divisão:
– Cascavel: 6 vagas;
– Curitiba e Litoral: 6 vagas;
– Foz do Iguaçu: 6 vagas;
– Francisco Beltrão: 6 vagas;
– Guarapuava: 6 vagas;
– Jacarezinho: 6 vagas;
– Londrina: 6 vagas;
– Maringá: 6 vagas;
– Ponta Grossa: 6 vagas;
– Umuarama: 6 vagas.
Para realizar a inscrição no concurso, os candidatos devem acessar o site do Instituto AOCP, responsável pela organização do certame, durante o período de 28 de maio a 7 de julho de 2025. A taxa de inscrição está fixada em R$ 80.
Um período para solicitação de isenção da taxa será disponibilizado entre 28 e 30 de maio e pode ser solicitado por candidatos que atendam a algumas condições específicas, tais como: estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), ser pessoa com deficiência, doador de sangue ou medula óssea, assim como doadora de leite materno, ou estar convocado e nomeado para o Serviço Eleitoral.
O salário para o cargo de Técnico Judiciário é de R$ 9.582,99, acrescido de benefícios como auxílio saúde, auxílio creche (para até 3 filhos com idades entre seis meses e cinco anos) e auxílio transporte. A carga horária de trabalho é de 35 horas semanais.
As provas objetivas e discursivas estão agendadas para o dia 24 de agosto, durante o período da tarde. A prova objetiva contará com 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
– Língua Portuguesa: 8 questões;
– Matemática/Raciocínio Lógico: 8 questões;
– Noções de Informática: 8 questões;
– Legislação: 6 questões;
– Noções de Direito Constitucional: 5 questões;
– Noções de Direito Administrativo: 5 questões;
– Noções de Direito Civil: 5 questões;
– Noções de Direito Processual Civil: 5 questões;
– Noções de Direito Penal: 5 questões;
– Noções de Direito Processual Penal: 5 questões.
A prova discursiva consistirá em uma redação com extensão de 15 a 30 linhas.