Escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério das Mulheres, Márcia Lopes já ocupou um cargo ministerial em 2010, liderando o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Recentemente, em meio a críticas internas e desgastes políticos, o presidente demitiu a ministra anterior, Cida Gonçalves, nomeando Márcia Lopes para o novo posto.
Márcia Helena Carvalho Lopes é assistente social, educadora e filiada ao Partido dos Trabalhadores. Ela é irmã de Gilberto Carvalho, que foi ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência durante o governo de Dilma Rousseff e também no governo Lula em mandatos anteriores.
A nova ministra é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina, possui especialização na área de Criança e Adolescente, e tem mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 2004, ocupou o cargo de secretária Nacional de Assistência Social no Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Entre 2005 e 2007, atuou como secretária executiva e, em 2010, tornou-se ministra no governo Lula.
Em 2011, Márcia Lopes se aposentou como professora na Universidade Estadual de Londrina e foi convidada a ser membro-fundadora do Instituto Lula, em São Paulo. Ela também concorreu à Prefeitura de Londrina nas eleições de 2012, mas obteve apenas o terceiro lugar, com 38.484 votos, representando 14,08% dos votos válidos. Recentemente, participou da equipe de transição do presidente Lula em 2022, contribuindo na área de assistência social.