1 maio 2025
HomeInternacionalConselheiro de Segurança Nacional de Trump e suas Revelações Impactantes

Conselheiro de Segurança Nacional de Trump e suas Revelações Impactantes

O conselheiro de Segurança Nacional do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, Mike Waltz, e seu vice, Alex Wong, irão deixar seus cargos na Casa Branca. A decisão se deve à perda de confiança de outros membros do governo e ao isolamento político que experimentaram. A oficialização da renúncia está prevista para ocorrer ainda hoje, embora não tenha havido confirmação por parte da administração.

A saída de Waltz e Wong representa o fim de um período marcado por polêmicas. Um dos episódios mais destacados ocorreu em março, quando Waltz acidentalmente incluiu o jornalista Jeffrey Goldberg, editor-chefe da revista The Atlantic, em um grupo no aplicativo de mensagens Signal. Neste grupo, informações confidenciais sobre operações dos Estados Unidos contra os rebeldes hutis no Iémen estavam sendo compartilhadas. Inicialmente, Waltz alegou desconhecimento sobre a entrada do jornalista na conversa, mas posteriormente assumiu “total responsabilidade” pela situação durante uma entrevista na Fox News.

Embora o incidente quase resultasse na demissão de Waltz, o presidente decidiu mantê-lo em seu cargo, de acordo com fontes anônimas, para evitar a impressão de que cedeu à pressão da mídia. Um relatório interno caracterizou o erro como um “acidente”, o que ajudou a mitigar a crise temporariamente.

Se os rumores se confirmarem, Waltz será o primeiro membro de alto escalão a deixar o governo Trump, que completou um centésimo dia no cargo. Alex Wong, que teve um papel crucial nas negociações com a Coreia do Norte durante o primeiro mandato de Trump, também deixará a administração, sem que novos planos tenham sido anunciados para sua carreira.

Partidários democratas se pronunciaram rapidamente em resposta às notícias sobre a saída de Waltz e Wong do Conselho de Segurança Nacional. A deputada Julie Johnson, do Texas, comentou em uma publicação no X, anteriormente conhecido como Twitter, que isso representa “uma pessoa a menos que colocará nossos soldados em perigo e arriscará nossa segurança nacional”, referindo-se ao erro de Waltz no aplicativo Signal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!