A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) realizará na sexta-feira, 7 de fevereiro, às 15h, o sorteio dos confrontos da primeira fase da Copa do Brasil 2025. O evento terá lugar no Hotel Hilton, localizado na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, e contará com a participação de representantes de 80 clubes de diversas regiões do Brasil. Esta cerimônia será responsável por definir os primeiros duelos do torneio, que distribuirá cerca de R$ 500 milhões em premiações.
Os clubes participantes foram organizados em oito potes, com base em critérios técnicos e geográficos. Os confrontos da primeira fase serão definidos por cruzamentos fixos entre os potes: Pote A enfrentará o Pote E, Pote B se encontrará com o Pote F, Pote C cruzará com o Pote G, e Pote D disputará contra o Pote H.
A distribuição dos potes é a seguinte: no Pote A estão Atlético, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América, RB Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá. O Pote B inclui Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova-GO, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa-MA. O Pote C contém Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Amazonas, Confiança, Ferroviário e Botafogo-PB. No Pote D figuram América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ. O Pote E abrange Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá. O Pote F inclui Sergipe, Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário-MT, Tuna Luso, Operário-MS e Concórdia. O Pote G conta com CSE, Boavista-RJ, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS-RR, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria e Portuguesa-SP. Por último, o Pote H reúne Votuporanguense, Guarany de Bagé, Jequié, Barcelona de Ilhéus, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência, União-TO, Dourados, Barcelona-RO e Oratório.
A edição de 2025 introduz mudanças relevantes no regulamento. A vantagem do empate para o time visitante não estará mais em vigor. Se a partida única da primeira fase terminar empatada, a definição do classificado ocorrerá por meio de cobranças de pênaltis. Além disso, o mando de campo pertencerá ao clube com a pior colocação no Ranking da CBF, favorecendo assim as equipes menores.
Enquanto 80 clubes competirão na fase inicial em fevereiro, 12 equipes aguardam na terceira etapa do torneio, asseguradas com base no desempenho na temporada anterior. Esses clubes são Botafogo, Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Internacional, Fortaleza, Cruzeiro, CRB, Bahia e Paysandu. Os jogos da fase inicial estão marcados para as semanas de 19 e 26 de fevereiro, e os vencedores avançarão para enfrentar os principais nomes do futebol brasileiro. A Copa do Brasil se firma como uma das principais vias de acesso a competições continentais e a significativas premiações financeiras.