O Toyota Corolla Cross registrou 13.011 unidades emplacadas no primeiro trimestre de 2025, alcançando um aumento de 40% em comparação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento nas vendas pode ser parcialmente atribuído à garantia de 10 anos e às atualizações recebidas pelo SUV. O modelo testado foi o Corolla Cross XRX Hybrid 2026, que é a única versão híbrida disponível.
Em uma avaliação de aproximadamente 400 quilômetros, alguns aspectos do Corolla Cross Hybrid se destacaram, enquanto outros apresentaram limitações. A dirigibilidade do modelo permanece inalterada, com o motor gerando 122 cv de potência; os dados sobre torque combinado não foram divulgados, mas o motor a combustão entrega 14,5 kgfm, enquanto o motor elétrico fornece 16,6 kgfm. Durante percursos em estrada, especialmente em subidas, o motor demonstrou esforço significativo para lidar com a carga.
As mudanças no Corolla Cross 2026 incluem a introdução do Panoramic View Monitor, que adiciona câmeras ao retrovisor, proporcionando uma visão de 360º. Internamente, o modelo ganhou uma nova central multimídia de 10 polegadas, apresentando uma navegação mais intuitiva e uma melhor conexão com dispositivos móveis. Lançado em janeiro de 2025, o modelo começou com um preço inicial de R$ 215.990, que atualmente está em R$ 219.890.
A linha 2026 do Corolla Cross conta com configurações variadas: XR, XRE, XRX, GR-Sport e XRX Hybrid, com preços que variam de R$ 179.190 a R$ 219.980. Durante os testes, as médias de consumo variaram entre 16 km/l e 23 km/l de etanol na cidade; no entanto, a média geral não foi calculada, pois o veículo exibe apenas o total do hodômetro. O sistema não retém a média parcial após o desligamento do carro, o que dificulta a avaliação de trechos específicos.
O freio de estacionamento eletrônico e o recurso Auto Hold, embora não sejam novidades na linha 2026, continuam a oferecer conforto no uso diário. O Auto Hold mantém o carro parado automaticamente, dispensando a necessidade de pressão contínua no pedal do freio em situações como semáforos e congestionamentos.
A partir da versão XRE, o SUV inclui um carregador por indução para smartphones. Porém, essa funcionalidade não possui ventilação, o que pode resultar em superaquecimento do dispositivo durante o carregamento. Isso é um ponto negativo, especialmente considerando que modelos mais acessíveis, como o Peugeot 2008, oferecem um compartimento climatizado.
O botão EV Mode no console central apresenta uma limitação, já que o carro não aceita o comando para operar no modo totalmente elétrico, mesmo quando as baterias estão carregadas. Apesar disso, o modo elétrico é ativado automaticamente durante a desaceleração e frenagens, favorecendo a eficiência do modelo híbrido, que não é um híbrido plug-in, portanto, não possui autonomia dedicada para operação em modo 100% elétrico.