A fiscalização promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) visa inspecionar empresas que atuam na manutenção de aeronaves, incluindo táxis aéreos. Esta ação foi desencadeada após um acidente aéreo na Barra Funda, em São Paulo, e um pouso de emergência em Sorocaba. Com a finalidade de prevenir novos incidentes e assegurar a segurança no setor de aviação, até o dia 21 deste mês, estão programadas 577 diligências, sendo 175 na capital paulista. A operação abrange mais de 80 municípios, com agentes fiscais atuando em todo o estado, enfatizando a orientação e a prevenção.
Durante a fiscalização, será realizada uma análise detalhada do quadro técnico e dos profissionais envolvidos, garantindo que os responsáveis técnicos estejam devidamente habilitados e registrados. A observância das legislações vigentes sobre a prática profissional também será rigorosamente monitorada. A intenção é assegurar que apenas profissionais e empresas qualificados conduzam atividades técnicas, promovendo a aplicação de normas e tecnologias que visam a segurança no transporte aéreo.
A importância da segurança nas operações aéreas foi ressalvada pelo gerente de fiscalização do CREA-SP, que destacou o papel essencial do conselho em verificar se as atividades estão sendo realizadas conforme as melhores práticas. A ação busca aumentar a eficiência do setor, especialmente em resposta à recente sequência de acidentes envolvendo aeronaves.