A Meta, responsável pelas plataformas Facebook, WhatsApp e Instagram, anunciou nesta quinta-feira (26) o lançamento do Meta AI Studio no Brasil, agora disponível em português. Essa ferramenta possibilita que os usuários criem seus próprios chatbots de inteligência artificial, mesmo aqueles sem formação em programação. O Meta AI Studio pode ser acessado através de um site, exclusivo para desktop, além dos aplicativos do Instagram e Messenger. Em comunicado, a empresa destacou que o AI Studio permite a criação de assistentes para diversas finalidades, como ensinar a cozinhar, ajudar na elaboração de legendas para redes sociais e gerar memes.
Adicionalmente, a Meta elucidou que a ferramenta possibilita a criação de uma inteligência artificial que pode enviar mensagens ao público em nome do usuário, imitando seu tom e expressões. Também oferece a capacidade de ter conversas mais profundas e receber orientações sobre temas específicos.
Para criar um chatbot de IA, o usuário deve acessar a barra lateral no site e clicar em “Criar uma IA”. Em seguida, deve selecionar “Começar” e seguir as instruções fornecidas para personalizar o chatbot. Nos aplicativos Messenger e Instagram, o processo ocorre clicando em “Criar Mensagem” no canto superior direito da caixa de entrada, selecionando “Bate-papos com IA” e, finalmente, clicando em “Criar”.
A Meta está, ainda, testando seu primeiro chip interno destinado ao treinamento de sistemas de inteligência artificial. Essa iniciativa é um passo significativo para a empresa, que busca diminuir sua dependência de fornecedores externos como a Nvidia. O desenvolvimento de chips internos faz parte de uma estratégia de longo prazo para reduzir os custos de infraestrutura da empresa, enquanto ela investe em novas ferramentas de IA.