15 abril 2025
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Crise nos Correios: R$ 38 milhões desperdiçados em patrocínios!

Os Correios, enfrentando uma crise financeira, comprometem recursos na ordem de 38,4 milhões de reais em patrocínios durante a atual gestão do governo Lula. Dentre esses, destacam-se 6 milhões de reais destinados ao festival Lollapalooza e 4 milhões de reais à turnê “Tempo Rei”, de Gilberto Gil, ambos gastos no ano anterior.

Conforme afirmado pela estatal, o patrocínio ao Lollapalooza tinha como objetivo aprimorar a “imagem de inovação” da empresa junto ao público jovem, que possui menor familiaridade com os serviços oferecidos. A estratégia visa agregar valor à marca, associando-a a um dos eventos musicais mais proeminentes do país e do mundo.

Referente à turnê de Gilberto Gil, a estatal expressa sua intenção de “agregar valor à sua marca”, tendo em vista que se tratava da última turnê do artista, com a expectativa de atrair cerca de 800.000 espectadores durante apresentações no Brasil, Europa e Estados Unidos.

Desde agosto de 2023, os Correios são geridos por Fabiano Silva dos Santos, advogado vinculado ao Grupo Prerrogativas. Sua nomeação ocorreu através do Ministério das Comunicações, e seu mandato se estenderá até 6 de agosto de 2025.

No ano anterior, a estatal acumulou um déficit de 3,2 bilhões de reais e interrompeu os repasses à Postal Saúde desde novembro, resultando em um saldo negativo de 400 milhões de reais na operadora de autogestão em saúde. Essa situação levou vários hospitais a suspenderem o atendimento a beneficiários dos planos de saúde da empresa.

Em 2023, foram destinados 3,3 milhões de reais para patrocínios, incluindo 400.000 reais para a apresentação dos bois Caprichoso e Garantido no Festival de Parintins, no Amazonas, 500.000 reais para a Orquestra Criança Cidadã, em Pernambuco, e 350.000 reais no Festival CoMA, realizado em Brasília. Esse tipo de despesa teve um aumento significativo no ano anterior, alcançando 33,8 milhões de reais. Além do Lollapalooza e da turnê de Gilberto Gil, contratos foram firmados, totalizando 4,5 milhões de reais com a Confederação Brasileira de Ginástica, 3 milhões de reais para jogos universitários em todo o país e 2 milhões de reais para a feira de design Casa Brasil.

Ainda em 2024, os Correios destinaram recursos em diversos contratos, incluindo 1,9 milhão de reais para exibição de marca no Funn Festival, em Brasília, e 1 milhão de reais para patrocinar a festa de São João promovida pelo governo do Maranhão.

A estatal argumenta que a maioria dos patrocínios é parte de “projetos planejados” em seus planos anuais de comunicação, com o intuito de “posicionar os Correios como uma empresa competitiva e sustentável, que desempenha um papel crucial na integração do Brasil e na inclusão de todos os brasileiros, por meio de sua ampla presença em território nacional e de sua extensa gama de produtos e serviços”.

Até o momento, em 2025, o único patrocínio anunciado foi um repasse de 1,3 milhão de reais para o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas 2025 com o presidente Lula, justificado pela estatal como uma oportunidade de ampliar o alcance do seu público-alvo, ao mesmo tempo em que fortalece sua imagem e relevância no cenário nacional.

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