A senadora Damares Alves, ex-ministra do governo Bolsonaro e filiada ao Republicanos, está sendo considerada uma importante aliada do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, em sua estratégia para evitar que seu partido apresente um candidato próprio nas eleições para o governo da capital em 2026. Fontes indicam que o governador solicitou a colaboração de Damares nas negociações com a legenda, uma vez que ela tem uma boa relação com a vice-governadora Celina Leão, que é a favorita de Ibaneis para sucedê-lo. Em seu segundo mandato, o governador pretende concorrer a uma vaga no Senado em 2026.
Dentro do Republicanos, há um movimento que defende a criação de um projeto político próprio para o governo do DF, com algumas lideranças afirmando que o partido possui candidatos viáveis, incluindo Damares. Recentemente, a senadora manifestou apoio a Celina Leão. O nome de Damares também foi mencionado por Jair Bolsonaro em discussões sobre possíveis candidaturas.
Outra alternativa sendo considerada pelo Republicanos é a candidatura do deputado federal Fred Linhares. Ibaneis Rocha teria solicitado a Damares que tentasse persuadir Linhares a reconsiderar sua candidatura. O deputado comentou sobre suas chances e mencionou que ele e Damares são considerados para a disputa devido aos seus desempenhos nas eleições anteriores. Contudo, ele enfatizou que a decisão final sobre a candidatura do partido ainda precisa ser tomada.
No contexto de uma pesquisa realizada pelo Republicanos, Fred Linhares surgiu como o candidato mais popular na corrida pelo governo do DF, obtendo 26% das intenções de voto, enquanto Celina Leão ficou em segundo lugar com 21% e Damares Alves recebeu 14%.
Entretanto, há uma facção dentro do Republicanos que defende uma aliança com a candidata apoiada pelo governador. No final do ano anterior, o presidente nacional do partido, Marcos Pereira, se reuniu com Ibaneis Rocha para discutir a possibilidade de o partido indicar um candidato a vice na chapa de Celina Leão no próximo ano. Essa ala acredita que o momento adequado para o lançamento de uma candidatura própria seria em 2030, com Damares sendo uma das principais opções para essa posição.
Damares Alves foi eleita senadora em 2022, recebendo mais de 644 mil votos, e superou a concorrência da ex-ministra Flávia Arruda.