Devido à sua complexidade, o tema da aviação desperta grande interesse na sociedade. Em 2023, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), houve o transporte de 91,4 milhões de passageiros em mais de 789,2 mil voos dentro do Brasil. Além disso, as companhias aéreas nacionais contavam, neste ano, com uma frota total de 545 aeronaves, predominantemente fabricadas pelas empresas Boeing e Airbus.
1) A pressão dos pneus de uma aeronave varia conforme o tamanho do modelo. A seguir estão algumas referências: para o Airbus A320, a pressão é de 200 PSI; para o Boeing 767, é de 205 PSI; para o Boeing 787, 200 PSI; e para o Boeing 777, 218 PSI. PSI refere-se à unidade de medida libra por polegada quadrada, comumente usada para indicar a pressão dos pneus. Como comparação, veículos da marca Hyundai, como a família Creta, são recomendados a utilizar uma pressão de entre 33 e 36 PSI em pneus de aro 16.
2) Os pneus de aviões são inflados com nitrogênio, em vez de ar comum, como nos automóveis. A partir de 1987, devido a incidentes em que o oxigênio presente no ar comprimido reagiu com gases voláteis de pneus superaquecidos, a Anac determinou que o nitrogênio deveria ser utilizado, especialmente nas rodas dos freios. Esse gás é preferido por ser não inflamável, reduzindo assim os riscos, e por manter a pressão dos pneus mais estável durante o voo.
3) A pintura de aeronaves na companhia Latam é realizada manualmente, sem a aplicação de adesivos, com o uso de máscaras de pintura. Qualquer pintura especial, como campanhas de marketing, pode envolver adesivagem, que facilita a aplicação de detalhes complexos na fuselagem.
4) Para pintar um Airbus A320, são necessários aproximadamente 240 litros de tinta, incluindo primer, tinta e verniz. O processo completo pode levar cerca de sete dias.
5) A caixa-preta é um equipamento essencial, que registra todos os parâmetros de voo e as comunicações da cabine. Localizada na parte traseira da aeronave devido à menor probabilidade de danos em caso de acidente, a caixa-preta é de cor laranja para facilitar sua localização.
6) Fabricada com uma liga de aço e titânio, a caixa-preta é projetada para suportar forças superiores a 3.000 G e temperaturas extremas que variam de -60°C a 1.100°C. O tamanho médio é semelhante ao de uma caixa de sapato, pesando cerca de 5 quilos, e possui dispositivos que ajudam na sua localização em caso de queda sobre a água.
7) Os tanques de combustível das aeronaves estão localizados nas asas, com alguns modelos apresentando tanques centrais. Os volumes variam conforme o modelo, com, por exemplo, o Airbus A320 possuindo 27.200 litros e o Boeing 747-400, 216.840 litros. O combustível utilizado em jatos é o querosene de aviação, enquanto aviões de pequeno porte frequentemente utilizam gasolina de aviação.
8) O termo motor é frequentemente confundido com turbina. Na verdade, a turbina representa apenas a parte final do motor, onde o ar comprimido gera energia após passar pela câmara de combustão. Este processo é cíclico e vital para o funcionamento eficiente da aeronave.
9) O processo de carregamento de um Boeing 767 leva aproximadamente 30 minutos, considerando uma média de 1 minuto por pallet. Os aviões cargueiros têm compartimentos equipados com trilhos e guias para facilitar a organização da carga, dividida entre o main deck, lower deck e bulk.
10) Na comunicação entre pilotos e controladores de tráfego aéreo, o alfabeto fonético é utilizado para evitar mal-entendidos. Por exemplo, um avião com o prefixo PS-ABC seria comunicado como “Papa Sierra Alfa Bravo Charlie”.
Essas informações são relevantes para a compreensão do funcionamento e das operações no setor de aviação, que continua a se expandir e evoluir.