O empreendimento farmacêutico de Mazumdar-Shaw teve início não em um laboratório, mas em um galpão com telhado de zinco em Bengaluru, cidade que já foi conhecida como Bangalore e é a capital do estado de Karnataka, no sul da Índia. Com apenas 25 anos, ela utilizou seus conhecimentos adquiridos durante os estudos em produção de cerveja na Austrália para fermentar enzimas destinadas a clientes como a Ocean Spray, produtora de suco de cranberry. Seu desejo inicial era seguir a carreira do pai, que atuou como mestre cervejeiro-chefe na United Breweries, uma importante companhia indiana, hoje sob controle da Heineken e famosa por sua cerveja Kingfisher. Contudo, no ano de 1978, não conseguiu emprego, já que muitas empresas não estavam dispostas a contratar uma mulher para essa função.
Desmotivada e decepcionada, Mazumdar-Shaw optou por aplicar sua formação de uma forma diferente, iniciando a fabricação de enzimas para uso industrial. Em colaboração com um empresário irlandês, proprietário da empresa Biocon, que buscava expandir suas operações para a Índia, ela estabeleceu sua atividade naquele galpão. Ela se identifica como uma empreendedora “por acaso”.
O negócio prosperou a tal ponto que, na década de 1980, a Unilever se juntou à empresa. Mazumdar-Shaw permaneceu à frente da unidade em Bengaluru até 1998, quando ela e seu falecido esposo, John Shaw, adquiriram novamente a participação da Unilever por aproximadamente US$ 2 milhões. Posteriormente, ela vendeu a divisão de enzimas para a dinamarquesa Novozymes por US$ 115 milhões, em 2007.
A partir desse momento, Mazumdar-Shaw visava objetivos maiores. Em 2000, a Biocon iniciou a produção de medicamentos, começando pela insulina. A insulina é categorizada como um medicamento biológico, que é oriundo de uma fonte viva, utilizando uma versão modificada da levedura. A posição da empresa na Índia permitia a fabricação de biológicos a um custo mais acessível em comparação às grandes farmacêuticas ocidentais.
O mercado de medicamentos biológicos é vasto, embora seja difícil determinar seu tamanho exato. Dados de uma empresa de pesquisa em saúde estimam que os biológicos geraram US$ 324 bilhões em gastos em 2023. Contudo, esse valor não considera os descontos significativos que os fabricantes costumam oferecer, o que dificulta uma avaliação precisa dos custos totais.
Esses medicamentos, factoressão complexos e dispendiosos, exigem que empresas como a Biocon priorizem acessibilidade. Atualmente com 72 anos, Mazumdar-Shaw começou no mercado indiano, mas seus medicamentos estão disponíveis mundialmente, com ênfase crescente nos Estados Unidos e no Canadá, que já representam cerca de 40% das vendas de biológicos da empresa. Ela reconheceu que a produção mais barata de medicamentos complexos não apenas os tornava mais acessíveis, mas também constituía uma oportunidade de negócio promissora.
A Biocon, agora uma empresa de capital aberto na Índia, possui um faturamento de US$ 1,9 bilhão, proveniente da venda de diversos medicamentos genéricos e biossimilares. Além disso, a empresa realiza pesquisas contratadas por meio da Syngene, sua subsidiária listada em bolsa. Mazumdar-Shaw é reconhecida como uma das empreendedoras mais ricas do mundo, sua fortuna estimada em US$ 3,2 bilhões.
O foco principal de seu império empresarial é a subsidiária privada Biocon Biologics, que concentra-se em biossimilares e representa cerca de 55% da receita total. Os biossimilares, assim como os genéricos em medicamentos químicos, são versões mais acessíveis que replicam biológicos de marca. O desenvolvimento de biossimilares é financeiramente desafiador, mas pode reduzir significativamente os custos para os pacientes.
Desde 2015, estima-se que os biossimilares economizaram aproximadamente US$ 36 bilhões para o sistema de saúde americano. Com 118 medicamentos biológicos previstos para perder a proteção de patente até 2035, o mercado para essas alternativas mais baratas está em rápida expansão.
A adoção de biossimilares está em ascensão nos Estados Unidos, impulsionada pelos elevados custos com saúde, tornando qualquer medida para mitigá-los crucial. Há uma expectativa significativa de crescimento no setor, conforme as oportunidades aumentam para estabelecer um negócio robusto.