A Defesa Civil do Rio de Janeiro emitiu, pela primeira vez, um alerta sonoro para os celulares da população no final da tarde desta quarta-feira (29), avisando sobre chuvas intensas e o risco de alagamentos. Na mensagem, foi informado que a cidade entrou em estágio dois de alerta devido aos impactos causados pela precipitação que afeta várias áreas do município. O estágio dois indica que há potencial para ocorrência de eventos de grande impacto na cidade, com uma escala que vai até cinco, e também recomenda que a população evite áreas alagadas.
Conforme o Alerta Rio, entre 17h30 e 17h45, foi observada chuva moderada em diferentes estações de medição: Guaratiba (3,4mm), Irajá (2,2mm), Grota Funda (2,0mm), Grande Méier (1,4mm), Recreio dos Bandeirantes (1,4mm), Alto da Boa Vista (1,4mm) e Ilha do Governador (1,4mm).
Para as próximas horas, a previsão meteorológica é de pancadas isoladas de chuva, que podem ser moderadas a intensas, acompanhadas de raios. Os ventos devem ser fracos a moderados. O Alerta Rio também menciona a possibilidade de novas alterações no estágio de alerta em razão da chuva e/ou de outros fatores, fazendo algumas recomendações:
Mantenha sua rotina, mas fique atento; acompanhe as atualizações da previsão do tempo pelo Alerta Rio; mantenha-se informado através de meios de comunicação e canais oficiais da Defesa Civil; e todos os cidadãos devem se inscrever no serviço de alertas da Defesa Civil por SMS, basta enviar o CEP para o número 40199, gratuitamente. Além disso, é recomendável baixar o aplicativo do COR, disponível para Android ou iOS. Em caso de emergência, utilize os números 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).