O deputado estadual Emídio de Souza, do Partido dos Trabalhadores (PT), apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) que sugere a mudança do nome do Memorial da América Latina para homenagear o papa Francisco, que faleceu recentemente. A proposta indica que o centro cultural, situado na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, passe a ser denominado Memorial da América Latina – Papa Francisco.
O projeto justifica que, ao renomear o Memorial da América Latina com o nome do papa Francisco, o estado de São Paulo reconhece a importância cultural, política e humanista de uma das figuras mais influentes do século XXI. Essa mudança estaria alinhada a princípios de integração latino-americana, fraternidade entre os povos e valorização da diversidade cultural, que foram fundamentais na criação da própria Fundação Memorial da América Latina.
Caso a proposta seja aprovada, a Secretaria de Cultura terá um prazo de até 90 dias para implementar a nova nomenclatura. O corpo do papa Francisco foi sepultado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, após um cortejo fúnebre que contou com 150 mil pessoas acompanhando o caixão do pontífice.
Para que o projeto seja analisado pelo plenário da Alesp, ele deve passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação e, se necessário, por uma comissão temática pertinente. Para sua aprovação, é necessário o voto favorável de pelo menos 48 parlamentares, o que corresponde à maioria simples, e após isso, o projeto será enviado para a sanção do governador Tarcísio de Freitas, do partido Republicanos.