Profissionais especializados em manutenção aeronáutica estão utilizando drones como uma ferramenta importante para a inspeção de aeronaves. Desde 2019, drones têm sido empregados no Latam MRO, considerado o maior centro de manutenção de aviões na América do Sul, situado no interior de São Paulo, com a finalidade de identificar danos menores na parte externa das aeronaves. A utilização desse recurso foi explicada por um gerente do Latam MRO, onde a inspeção com drones é uma das primeiras etapas realizadas quando um avião chega para manutenção.
Esses drones são alimentados com câmeras de alta resolução e flashes, permitindo a captura de milhares de imagens da aeronave durante a inspeção. As fotografias são processadas por um software que emprega inteligência artificial, que auxilia os técnicos a identificar potenciais problemas. É importante destacar que o diagnóstico final sempre envolve a análise de um ser humano, que valida as condições da aeronave e elabora um relatório sobre os danos encontrados.
O tempo requerido para realizar uma inspeção de um modelo como o Airbus A320, que mede cerca de 37 metros de comprimento, foi significativamente reduzido com o uso dos drones. O voo para inspeção leva entre 20 e 30 minutos, e o subsequente tempo de análise das imagens varia de uma hora e meia a duas horas. Comparado ao trabalho manual, que exigiria cerca de 16 horas para ser realizado por dois profissionais, a utilização de drones possibilitou uma redução drástica no tempo total do procedimento de inspeção.
O processo de revisão programada das aeronaves inicia-se com a remoção do combustível, uma medida de segurança. Em seguida, os drones realizam a inspeção externa, e então são realizados testes de entrada em diversos sistemas da aeronave para detectar falhas. Após esses testes, a desmontagem do avião é realizada conforme as inspeções necessárias. Inspeções visuais e testes não destrutivos são conduzidos para avaliar as condições da aeronave. Após a conclusão dos serviços, a aeronave é remontada e os testes finais são conduzidos para validar se as questões levantadas foram devidamente corrigidas.
O Latam MRO ocupa um espaço extenso de 95 mil metros quadrados e possui capacidade de atender até 16 aeronaves simultaneamente. O complexo realiza aproximadamente 270 manutenções anuais, englobando a maioria dos modelos operados pela companhia, com exceção do Boeing 777, cuja manutenção é realizada em outra localidade. O centro também é licenciado para prestar serviços a aeronaves de outras fabricantes, incluindo Embraer e ATR.
Adicionalmente, no local, foi instalada uma escola para a formação de mecânicos de aviação, a qual foi inaugurada recentemente e começou suas atividades com uma turma de alunos. Os estudantes têm acesso a componentes reais de aeronaves para executar tarefas práticas, incluindo motores, partes de fuselagens e maquetes. Além disso, uma cabine de um Airbus A320 e uma asa da mesma aeronave foram desmontadas, proporcionando aos alunos uma experiência prática valiosa no entendimento dos componentes internos de um avião.