A população da França tem sido afetada por um “guia de sobrevivência” que tem se disseminado nas redes sociais nas últimas semanas. Intitulado “Aprenda, prepare-se, sobreviva – Relatório especial”, o documento fornece orientações detalhadas sobre como montar uma “bolsa de evacuação de emergência” para diversas situações, incluindo desastres naturais, ataques cibernéticos, terroristas, tecnológicos e emergências de saúde. Embora o guia não tenha caráter oficial, ele começou a circular poucos dias após o governo francês anunciar que está desenvolvendo um manual semelhante. O documento começa destacando a importância da preparação, ressaltando que “você, seus filhos, seus vizinhos, seus pais… todos devem estar prontos para deixar suas casas em minutos”.
O surgimento desse guia ocorre em um contexto de crescente tensão em relação à Rússia. Durante um discurso no início do mês, o presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu que a Rússia “já transformou o conflito ucraniano em um conflito mundial” ao realizar atos como a violação de “nossas fronteiras para assassinar opositores”, manipular eleições na Romênia e Moldávia, conduzir “ataques digitais contra nossos hospitais” e tentar influenciar “nossas opiniões com mentiras veiculadas nas redes sociais”. Macron afirmou que “a ameaça russa está presente”.
O guia inclui não apenas informações em texto, mas também imagens que ilustram desastres terroristas e demonstram a melhor forma de preparar uma mochila de evacuação.