A bola oficial do Campeonato Paulista de 2025 tem gerado discussões, especialmente após as críticas feitas pelo jogador Neymar após um clássico enfrentamento contra o Corinthians. O atleta expressou sua insatisfação com o modelo, afirmando: “Em relação à bola, eu acho bem ruim. Com todo respeito à marca, nada contra eles. Acho que pecaram nessa bola, não sou só eu. Acho que ela pinga demais. Pelo gramado que tem o Corinthians, pelo gramado que tem a Vila, atrapalha um pouco, tem que dar uma certa melhorada nesse sentido.”
Além de Neymar, o goleiro do Corinthians, Hugo, também levantou preocupações sobre a qualidade da bola. Na coletiva após a partida, ele não hesitou em afirmar que “a bola é horrível”.
O modelo da bola em discussão é fabricado pela Penalty e é conhecido como S11 Ecoknit, tendo um preço de R$ 599,99, conforme o site da marca. A Penalty descreve o produto como sendo desenvolvido para “jogadores exigentes” e, além do Paulistão, a bola é utilizada em outros campeonatos estaduais, como o Carioca.
Em relação ao Campeonato Carioca, o técnico do Flamengo, Filipe Luis, também comentou sobre a qualidade da bola após a vitória sobre o Volta Redonda. Ele mencionou que os jogadores estão enfrentando dificuldades com o modelo. Em resposta a essas reclamações, a Penalty reafirmou seu compromisso com a qualidade e a performance dos seus produtos, garantindo que a S11 Ecoknit atende a todos os critérios exigidos pela FIFA, conforme o Programa de Qualidade para Bolas de Futebol, possuindo o selo FIFA Quality Pro.