15 abril 2025
HomeCotidianoDomingo de Ramos: Descubra o Significado que Inicia a Semana Santa

Domingo de Ramos: Descubra o Significado que Inicia a Semana Santa

Neste domingo (13), a comunidade cristã, especialmente os católicos, celebra o Domingo de Ramos, também conhecido como Domingo da Paixão. Este dia marca o início da Semana Santa e comemora a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, quando foi saudado por uma multidão que o recebia com mantos no chão e ramos nas mãos. A Páscoa, que acontece no próximo domingo (20), se aproxima e intensifica as celebrações.

De acordo com Dom Leomar Antônio Brustolin, arcebispo de Santa Maria (RS), essa data é muito mais que uma tradição de levar ramos abençoados para casa; representa o início da Semana Santa, o período mais significativo para os cristãos. Nesse dia, os fiéis celebram a entrada de Jesus em Jerusalém, a cidade onde ele sacrificaria sua vida por amor à humanidade.

A celebração é marcada por uma combinação de alegria e dor, vitória e sofrimento. De um lado, há a multidão que acolhe Jesus com festividades; do outro, já se vislumbra a proximidade da cruz. Segundo Oscar D’Ambrosio, crítico e curador de arte, essa ocasião inicia um momento de reflexão caracterizado pela humildade, evidenciada pelo fato de Jesus entrar montado em um jumento, um animal simples, ao invés de um cavalo, que simboliza poder. Essa escolha ilustra sua entrega à humanidade, que culminará na ressurreição celebrada na Páscoa.

D’Ambrosio também destaca que a entrada de Jesus em Jerusalém marca o começo de uma jornada fundamental para a fé cristã. A morte de Jesus é vista como a redenção do pecado original, oferecendo salvação à humanidade. “No momento em que ele morre por nós, ele nos redime desse pecado original”, explica o especialista.

Durante a procissão de Ramos, os fiéis se reúnem comunitariamente, portando ramos como um sinal de sua disposição em acolher Jesus em suas vidas. Tradicionalmente, o ramo é guardado em um local significativo da residência, simbolizando a fé e a comunhão com Jesus.

No Brasil, a missa de Domingo de Ramos atraiu muitos devotos ao Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. A celebração foi presidida pelo arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes, que comemorava seu aniversário.

Neste mesmo Domingo de Ramos, o Papa Francisco, mesmo se recuperando de uma pneumonia bilateral, saudou uma multidão de mais de 20 mil fiéis na Praça de São Pedro, desejando-lhes um “bom Domingo de Ramos e uma boa Semana Santa”. Em sua homilia, lida por um alto cardeal do Vaticano, o Papa pediu aos fiéis que carregassem a cruz das pessoas que sofrem ao redor para marcar o início da Semana Santa, que relembrará a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!