20 abril 2025
HomeInternacionalElefante Africano de Argentina Faz Viagem de Cinco Dias e Chega ao...

Elefante Africano de Argentina Faz Viagem de Cinco Dias e Chega ao Brasil

Um elefante de 36 anos, chamado Pupy, que era mantido no Ecoparque de Buenos Aires, na Argentina, chegou ao Brasil no dia 18 após uma longa viagem de cinco dias em caminhão. O novo lar de Pupy é o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, Mato Grosso. No santuário, ela terá a oportunidade de viver de forma mais natural e livre, após passar anos em um zoológico que recentemente foi desativado.

Após a chegada, Pupy levou cerca de nove horas para sair da caixa de transporte. É importante observar que ela se tornou a primeira elefante africana a ser recebida pelo SEB. O deslocamento teve início na segunda-feira, dia 14 de outubro, quando um guindaste ajudou a colocar o animal em uma caixa que foi colocada sobre um caminhão. O percurso totalizou 2.690 km, da capital argentina até o santuário brasileiro.

De acordo com informações do santuário, a opção de transporte terrestre foi escolhida, pois um transporte aéreo exigiria uma aeronave de grandes dimensões, e o aeroporto mais próximo não possui as instalações necessárias. Além disso, o SEB destacou que a decolagem e o pouso poderiam ser estressantes para o elefante. O trajeto por terra, acompanhado por uma escolta policial, foi considerado mais seguro e tranquilo.

Atualmente, o Santuário de Elefantes Brasil está atualizando a situação de Pupy através de suas redes sociais. Um vídeo postado pelo SEB mostrou que um biólogo está observando o comportamento do animal, enquanto veterinárias realizam os cuidados necessários.

Inicialmente, Pupy ficará em uma área ao ar livre sem a companhia de outros elefantes do SEB, uma vez que elefantes africanos e asiáticos não coabitam na natureza. A expectativa é que, em breve, ela receba a visita de Kenya, outra elefante africana que está na Argentina. Até que Kenya chegue, Pupy permanecerá sozinha, mas poderá interagir com as outras elefantes do santuário no futuro, caso deseje.

Atualmente, o santuário abriga cinco elefantes, todos de origem asiática – Maia, Rana, Guillermina, Bambi e Mara. Mara teve uma experiência de deslocamento similar à de Pupy, tendo sido transportada do mesmo ecoparque, onde ficou desde 1995, para o Brasil em maio de 2020.

Pupy nasceu na década de 1980 no Parque Nacional Kruger, na África do Sul, e foi trasladada para a Argentina em 1993, quando tinha aproximadamente cinco anos. Ela passou a viver no zoológico Templo Hindu dos Elefantes, situado no centro de Buenos Aires, que posteriormente foi transformado em Ecoparque de Buenos Aires. Após 120 anos de funcionamento, o ecoparque foi desativado para ser convertido em um centro de conservação focado em espécies nativas.

Desde 2016, o Ecoparque tem promovido a realocação de seus animais, como chimpanzés, orangotangos e ursos, para reservas e santuários, priorizando o bem-estar dos animais em ambientes adequados às suas necessidades. Até o momento, mais de mil animais já foram realocados, e Pupy se torna o 1.009º animal da lista.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!