O processo de autorização junto à Anatel está em andamento há mais de um ano, gerando incertezas tanto para os usuários quanto para as empresas que dependem desse serviço.
Recentemente, David Goldman, vice-presidente global de satélites da Starlink, e Aline Mourão, diretora da empresa para a América do Sul, estiveram em Brasília para se encontrar com autoridades e expressar preocupações sobre a lentidão do processo de autorização para a expansão dos serviços de internet por meio de interconexão no Brasil.
Esse atraso impacta áreas críticas da empresa de Elon Musk, incluindo o agronegócio, comunidades indígenas e instituições de ensino, todas essenciais que se beneficiam da conectividade fornecida pela Starlink. Durante a visita, os executivos dialogaram com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; o presidente da Anatel, Carlos Baigorri; e o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, que demonstrou preocupação especialmente quanto à possível repercussão sobre diversas escolas no Norte e Nordeste do país que utilizam esses serviços.