Karla Sofía Gascón é a protagonista do filme ‘Emilia Pérez’, que enfrentou dificuldades nas últimas semanas devido a declarações consideradas preconceituosas. Na noite de sexta-feira, 7, o filme conquistou o prêmio de melhor filme internacional no Critics Choice Awards, um evento que reúne críticos de cinema e é visto como um indicador para o Oscar. O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ também estava concorrendo na mesma categoria.
Além de ‘Ainda Estou Aqui’, ‘Emilia Pérez’ competiu com ‘Tudo que Imaginamos como Luz’ (Índia), ‘Flow’ (Letônia), ‘Kneecap’ (Irlanda) e ‘A Semente do Fruto Sagrado’ (Alemanha). Na mesma cerimônia, ‘Emilia Pérez’ também recebeu o prêmio de atriz coadjuvante, concedido a Zoe Saldaña.
As expectativas de vitória para ‘Ainda Estou Aqui’ eram consideradas baixas, enquanto ‘Emilia Pérez’ era vista como a favorita. A votação para os prêmios dos críticos encerrou em 10 de janeiro, antes do surgimento da crise de imagem relacionada ao filme protagonizado por Gascón e antes do lançamento da produção de Walter Salles nos cinemas americanos.
No Oscar, ‘Ainda Estou Aqui’ deve contar com uma concorrência mais equilibrada, pois as votações para esta premiação têm início em 11 de fevereiro. O filme concorre em três categorias: melhor filme, filme internacional e atriz, com Fernanda Torres.
A campanha de ‘Emilia Pérez’ para o Oscar foi prejudicada após a divulgação de postagens antigas consideradas racistas e islamofóbicas da atriz protagonista. Ela também alegou ser alvo da equipe de Fernanda Torres nas redes sociais, o que foi desmentido e gerou pedidos para sua desclassificação na categoria de melhor atriz. Em resposta a essas controvérsias, Karla Sofía Gascón foi afastada pela Netflix, responsável pela produção do filme, da campanha para o Oscar.