Levantamento realizado pela Pontifícia Universidade Católica em 2018 evidencia a expressiva presença da Igreja Católica na região da Arquidiocese de São Paulo, assim como nas periferias da capital paulista. A maioria da população identificada como católica reside nessa área, de acordo com os dados coletados. É importante notar que os resultados são de 2018, pois o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não atualizou o censo religioso desde então.
O cardeal Dom Odilo Scherer, em entrevista à agência de notícias do Vaticano, apontou que a maior parte dos católicos está concentrada na região central da Arquidiocese. Contudo, é destacada também a presença significativa da Igreja Católica nas periferias de São Paulo. Além disso, foi mencionado o crescimento de outras religiões, especialmente aquelas com raízes africanas, tanto na cidade quanto em todo o Brasil.
Dom Odilo Scherer, que está participando do conclave para a escolha do novo papa, discutiu sobre o processo de seleção do pontífice. Ele ressaltou que a escolha não deve ser vista como um resultado de conchavos, mas sim como um discernimento realizado em um ambiente de oração e responsabilidade em relação à Igreja. O cardeal declarou que a responsabilidade envolve quem guiará a Igreja na realização de sua missão, ao invés de salvar uma ideologia ou partido.
Nesta semana, Dom Odilo Scherer estará presente na cerimônia de sepultamento do Papa Francisco e no conclave que definirá o novo líder da Igreja Católica. De acordo com as regras do conclave, ele, assim como outros cardeais presentes, pode ser escolhido como novo papa. Além de Dom Odilo, outros seis cardeais brasileiros também participarão do conclave, onde serão promovidas discussões e orações para selecionar o próximo líder da Igreja.