Os Estados Unidos realizaram a deportação de mais de 170 imigrantes venezuelanos da Base Naval da Baía de Guantánamo para Honduras nesta quinta-feira, dia 20. Essa ação pareceu quase esvaziar a base de migrantes, sendo que os deportados foram levados para a cidade de Comayagua, onde serão posteriormente enviados de volta à Venezuela em um voo especial da companhia Conviasa, segundo informações de diversas fontes.
Conforme confirmado pela Imigração e Alfândega dos EUA em uma publicação nas redes sociais, foram transportados 177 imigrantes considerados ilegais e originários da Venezuela para Honduras. Essa é a primeira vez que um voo de deportação é organizado a partir da Baía de Guantánamo desde que a administração anterior iniciou o envio de migrantes para essa base.
O Departamento de Segurança Interna dos EUA informou que os migrantes deportados estão supostamente associados à gangue conhecida como Tren de Aragua. Em um pronunciamento anterior, o governo de Honduras havia afirmado que facilitou a transferência de até 170 migrantes venezuelanos dos Estados Unidos para a Venezuela, embora não tenha confirmado que esses indivíduos estavam sendo transportados a partir de Guantánamo.
Foi mencionado que a transferência foi solicitada pelo governo venezuelano, que utilizou um voo da Conviasa, empresa responsável pelos custos da operação. Importante ressaltar que a companhia Conviasa se encontra sob sanções impostas pelo Tesouro dos EUA, assim como várias outras empresas estatais da Venezuela.
Documentos de rastreamento aéreo mostraram que uma aeronave da Conviasa pousou em Comayagua na quinta-feira. Menos de uma hora depois, duas aeronaves da GlobalX, provenientes da Baía de Guantánamo, aterrissaram no mesmo aeroporto. Entre os tópicos discutidos pelo enviado dos EUA, Richard Grenell, durante sua visita ao presidente venezuelano Nicolás Maduro em janeiro, esteve a deportação de indivíduos supostamente vinculados ao Tren de Aragua, um evento que marcou a primeira visita de um diplomata americano de alto nível à Venezuela em vários anos.