O ex-ministro da Casa Civil durante o governo Bolsonaro, Ciro Nogueira, que atualmente é senador pelo PP-PI, removeu uma postagem nas redes sociais que continha expressões em latim e menciones à violência e à fome. A publicação foi feita em 21 de abril, data da morte do papa Francisco. Nela, Nogueira escreveu: “Habemus déficit! Habemus fome! Habemus violência! Que Deus ilumine o Brasil”. A expressão “Habemus Papam” é uma referência tradicional da Igreja Católica, utilizada quando um novo papa é escolhido após a morte do anterior.
Ciro Nogueira é o atual presidente do partido Progressistas e ocupou o cargo de ministro da Casa Civil de agosto de 2021 até dezembro de 2022. Em resposta ao falecimento do papa Francisco, o ex-presidente Jair Bolsonaro também se manifestou nas redes sociais, descrevendo a perda como uma recordação “da força da espiritualidade como guia para tempos de incerteza”. Bolsonaro destacou a importância do papa como uma figura emblemática da fé cristã, enfatizando que mais do que um líder religioso, o papado é visto como a continuidade de uma tradição milenar que preserva valores espirituais fundamentais.
A CNN tentou entrar em contato com a assessoria de Ciro Nogueira buscando comentários sobre a postagem apagada, mas não obteve retorno sobre o assunto.