O ex-senador José Reguffe, de 52 anos, oficializou sua filiação ao partido Solidariedade na noite de segunda-feira, 3 de outubro. Desde sua saída do União Brasil em 2022, ele não estava vinculado a nenhum partido.
A trajetória política de Reguffe começou em 2007, quando foi eleito deputado distrital pelo PDT, partido ao qual pertenceu até 2016. Em 2010, ele se destacou nas eleições ao ser o deputado federal mais votado do Brasil, obtendo 266.465 votos, o que corresponde a 18,95% do total.
Nas eleições de 2014, Reguffe foi eleito senador, cargo que ocupou até 1º de fevereiro de 2023. Durante seu mandato no Senado, ele integrou o Podemos entre 2019 e 2022, e posteriormente o União Brasil.
Em 2022, o ex-senador anunciou sua pré-candidatura ao governo do Distrito Federal. Contudo, o União Brasil decidiu apoiar a reeleição de Ibaneis Rocha (MDB) naquele ano. Reguffe deixou o partido logo após essa decisão, não concorrendo à reeleição ao Senado.
O Solidariedade, em comunicado, destacou a importância da atuação de Reguffe em seus cargos como deputado distrital, federal e senador. A mensagem do partido avalia que a nova filiação de José Reguffe reforçará seu compromisso com a renovação política e a busca por uma administração mais transparente e eficiente.