No dia 26 de setembro, durante uma entrevista à rede de notícias CNN, alguns fiéis europeus relataram que viajaram durante toda a noite para comparecer ao funeral do papa Francisco. Clemence Grange, residente na França, compartilhou sua experiência de viagem noturna com suas irmãs e uma amiga. O grupo, formado por quatro mulheres, partiu de Lyon na noite de sexta-feira, às 19h, horário local. Por volta das 6h do dia seguinte, chegaram aos arredores do Vaticano, vivenciando um misto de “alegria” e tristeza.
Grange expressou sua gratidão pela vida do papa Francisco, mencionando que teve a oportunidade de vê-lo pessoalmente duas vezes durante a Jornada Mundial da Juventude da Igreja Católica. Ela destacou que o papa trouxe mais justiça à Igreja e elogiou seu compromisso com questões ambientais e a pobreza.
Outra participante da viagem, Anita Althaus, de 65 anos, também falou sobre sua jornada. Ela dirigiu, ao lado de uma amiga, por 14 horas da região da Floresta Negra, na Alemanha, até Roma. Após o término da missa de funeral, Althaus compartilhou sua admiração pelo pontífice, afirmando que o amou desde o primeiro momento em que o conheceu, valorizando sua humanidade e coração generoso.
O papa Francisco, cujo nome de nascimento era Jorge Mario Bergoglio, tornou-se pontífice em março de 2013. Ele se destacou como o primeiro papa latino-americano e o primeiro jesuíta a ocupar essa posição. O papa faleceu aos 88 anos, após um acidente vascular cerebral seguido de uma falência cardíaca irreversível. O funeral aconteceu no dia 26 de setembro e teve duração de aproximadamente duas horas e dez minutos, reunindo mais de 250 mil pessoas, incluindo líderes de vários Estados ao redor do mundo.