Os estudantes que não foram selecionados nas chamadas da Fuvest, exame que permite acesso à Universidade de São Paulo (USP), poderão manifestar interesse em entrar na lista de espera a partir das 8 horas desta segunda-feira (24). Os candidatos têm até as 17 horas de terça-feira (25) para se inscrever na lista, utilizando a área do candidato. Este procedimento também se aplica aos alunos que se inscreveram na USP através das olimpíadas de conhecimento.
A lista de espera destina-se aos candidatos que não foram convocados nas primeiras chamadas do vestibular. Após a realização desse novo cadastro, a Fuvest irá proceder com três convocações para preencher as vagas disponíveis. As principais datas do vestibular da Fuvest são as seguintes: a manifestação na lista de espera deverá ser feita até às 17 horas do dia 25 de fevereiro; a divulgação da primeira chamada da lista de espera ocorrerá em 7 de março; a pré-matrícula virtual da primeira chamada será entre os dias 12 e 13 de março; a divulgação da segunda chamada está prevista para 17 de março; a pré-matrícula virtual da segunda chamada será nos dias 19 e 20 de março; a divulgação da terceira chamada ocorrerá em 24 de março; a pré-matrícula virtual da terceira chamada será entre 26 e 27 de março; e a efetivação da matrícula está agendada para os dias 1º a 3 de abril.
Neste ano, a Fuvest disponibilizou um total de 8.147 vagas na USP, das quais 4.888 são para ampla concorrência, 2.053 para candidatos originários de escolas públicas e 1.206 para estudantes de escolas públicas que se autodeclaram negros, pardos ou indígenas. Além da Fuvest, existem outras formas de ingresso na universidade, como o Provão Paulista e as olimpíadas de conhecimento.