30 abril 2025
HomePolíticaGoverno Reconhece Empresas que Promovem Inclusão no Mercado de Trabalho: Descubra Quais!

Governo Reconhece Empresas que Promovem Inclusão no Mercado de Trabalho: Descubra Quais!

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome realizou, na terça-feira (29), uma cerimônia para homenagear indivíduos e empresas que contribuíram para a qualificação profissional e o incentivo ao empreendedorismo de famílias registradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Entre as empresas reconhecidas estão Carrefour, McDonald’s e Raia Drogasil, além de corporações como Amazon, Visa e Sebrae, que também receberam homenagens durante o evento, juntamente com institutos e universidades federais.

Um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentado durante o evento, revela que a renda do trabalho da população mais pobre do Brasil teve um incremento de 10,7% em 2024, superando em 50% o crescimento de 6,7% observado entre os 10% mais ricos. Para o ministério, esses dados sugerem uma tendência de redução da desigualdade social no país, sendo que a premiação teve o propósito de reconhecer empresas que contribuíram para esse avanço, conforme a perspectiva do governo.

As homenagens fazem parte da agenda do programa Acredita no Primeiro Passo, coordenada pela pasta. A iniciativa tem como objetivo promover a autonomia socioeconômica de pessoas em situação de vulnerabilidade por meio da elevação da renda, valorizando tanto o trabalho quanto o empreendedorismo. Até o momento, foram alocados R$ 726,4 milhões, beneficiando cerca de 87 mil pessoas.

A premiação foi dividida em três categorias: Inserção no Mercado de Trabalho, que reconheceu empresas, estados e municípios pela geração de empregos e oferta de programas de qualificação para beneficiários do CadÚnico. Entre os critérios utilizados estão o número de vagas criadas, taxas de empregabilidade e a qualidade das capacitações oferecidas. A categoria Empreendedorismo e Fomento destacou micro e pequenos empreendedores que superaram a vulnerabilidade social, além de instituições financeiras que implementaram iniciativas de crédito e apoio a negócios inclusivos. Por fim, a categoria Combate à Desigualdade premiou estados e capitais com os melhores desempenhos conforme o Índice Brasileiro de Empregabilidade e Mercado de Trabalho (IBEM Trabalho), levando em conta indicadores como formalização, renda média e acesso a direitos trabalhistas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!