31 março 2025
HomeCotidianoGrupo Comporte Ganha Leilão de Três Linhas da CPTM e Alavanca o...

Grupo Comporte Ganha Leilão de Três Linhas da CPTM e Alavanca o Transporte em São Paulo

O Grupo Comporte foi declarado vencedor do leilão que concedeu à iniciativa privada as linhas 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). O leilão ocorreu no centro de São Paulo, na última sexta-feira (28), e inclui também o serviço Expresso Aeroporto, que conecta os passageiros ao terminal internacional de Guarulhos, na região metropolitana. O consórcio liderado pela Comporte também está comprometido com o futuro Trem Intercidades, que terá como destino a cidade de Campinas, e venceu a única concorrência na disputa, que era com o Grupo CCR, responsável atualmente pelas linhas 5-Lilás, 8-Diamante, 9-Esmeralda e pela futura linha 17-Ouro.

O contrato, com um valor estimado em R$ 14,3 bilhões, é voltado principalmente para intervenções necessárias. O governo do Estado prevê que essa expansão pode dobrar o número de usuários até 2040, atingindo cerca de 1,3 milhão de passageiros diariamente. O planejamento inclui a construção de oito novas estações pela concessionária, uma delas no centro de São Paulo, na região do Bom Retiro, com acesso pelas Ruas Cônego Vicente Miguel Marino e Elias Chaves. As outras estações estarão localizadas em Mogi das Cruzes e Guarulhos, com as seguintes denominações: Lajeado (Linha 11), Cezar de Souza (Linha 11), Cangaíba (Linhas 12 e 13), Jardim dos Eucaliptos (Linha 13), São João (Linha 13), Presidente Dutra (Linha 13) e Bonsucesso (Linha 13).

Além das estações que a concessionária irá construir, o projeto prevê a criação de duas novas estações pela administração pública, que estão inseridas no contrato de expansão da Linha 2-Verde: Penha e Gabriela Mistral. Para o Expresso Aeroporto, a frequência de viagens será reduzida de uma hora para 30 minutos. O edital da Parceria Público-Privada (PPP) também exige a reforma parcial de 24 estações, incluindo Palmeiras-Barra Funda, Luz, Brás, Tatuapé, Corinthians-Itaquera, entre outras. Por outro lado, quatro estações passarão por reconstrução, com demolição da estrutura atual: Mogi das Cruzes, Estudantes, Jundiapeba e Itaquaquecetuba. De acordo com o edital, as obras não deverão interromper a operação das linhas existentes. A Linha 11-Coral conta atualmente com 50,6 km de extensão, com uma ampliação prevista de 4 km. A Linha 12-Safira possui 38,8 km, com um aumento estimado de 2,7 km, e a Linha 13-Jade, que tem 8,8 km, ganhará um acréscimo projetado de 15,6 km.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!