Na manhã do dia 3 de outubro, um agente do Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), identificado como Alexander de Araújo Carvalho, foi vítima de um ataque violento na Linha Amarela, na zona norte do Rio de Janeiro. Durante um arrastão, o agente foi atingido por pelo menos 15 disparos.
Um motociclista, que pilotava uma moto azul, furtou o celular que estava próximo ao corpo de Alexander, que se encontrava caído ao solo. As imagens de câmeras de segurança capturaram o momento em que o homem desce rapidamente da motocicleta, se aproxima da vítima, agacha-se e retira o aparelho celular. Após o furto, ele retorna ao veículo e se afasta rapidamente do local.
Duas pessoas que estavam em um carro e que também passaram pelo local registraram a cena em vídeo. Em um diálogo espantado, um dos homens comenta sobre o furto, enquanto o outro faz referência ao roubo do celular da vítima, expressando indignação com a situação.
A Polícia Civil do Rio de Janeiro foi contatada para esclarecer os detalhes do incidente e informou que a ocorrência está sendo investigada pela Delegacia de Homicídios da Capital.