19 abril 2025
HomeCotidianoIbama Apura Ataques de Peixes Perigosos no Mato Grosso do Sul

Ibama Apura Ataques de Peixes Perigosos no Mato Grosso do Sul

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está conduzindo uma investigação sobre incidentes que ocorreram na Praia de Figueira, localizada em Bonito, no Mato Grosso do Sul. A investigação teve início após denúncias relacionadas a ataques de peixes que resultaram em lesões e amputações de membros em pessoas na área.

Equipes do Ibama foram mobilizadas na quarta-feira, 16, para identificar o animal aquático responsável pelos ataques. Os técnicos estão capturando peixes na região e coletando amostras para elaborar um laudo técnico que esclareça a causa dos incidentes.

A suspeita dos técnicos é de que o peixe envolvido seja o tambaqui, uma espécie nativa da bacia Amazônica e considerada exótica na bacia do Paraguai. No entanto, também está em análise a possibilidade de trata-se do tambacu, um híbrido resultante do cruzamento entre o tambaqui e o pacu, cuja criação é proibida na bacia do Paraguai. A investigação está avaliando a necessidade de remoção dos peixes e os riscos de bioinvasão, situação que ocorre quando uma espécie exótica é introduzida em um habitat de espécies nativas, podendo gerar desequilíbrios ecológicos na região.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!