Entre os mais de 180 países e territórios que foram alvos de tarifas recíprocas implementadas pelo governo dos Estados Unidos, destacam-se a Ilha Heard e as Ilhas McDonald. Esses territórios australianos, localizados nas proximidades da Antártida, são desabitados por seres humanos e são exclusivamente habitados por pinguins.
No último domingo, o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, forneceu explicações sobre a razão por trás da taxação. Durante sua participação no programa Face the Nation, da CBS, ele afirmou que deixar certos itens fora da lista de tarifas poderia permitir que países tentassem contornar as medidas. Lutnick enfatizou: “Se você deixar algo de fora da lista, os países que tentam basicamente arbitrar os Estados Unidos passam por esses países para nós.”
Ele também mencionou que as tarifas impostas à China em 2018 levaram esse país a desenvolver estratégias de desvio de produtos, exportando-os por meio de outras nações para chegar ao mercado americano. Como resultado, essas ilhas, apesar de sua falta de população humana, foram alvo de uma tarifa de 10%, que é o valor mínimo aplicado a parceiros comerciais dos Estados Unidos.