#Astrofotografia #Cometa #NASA #Fotografia #Ciencia
O fotógrafo e videomaker Frederico Danin, de 47 anos, natural de Brasília, foi reconhecido pela NASA com uma de suas fotografias escolhida como “Astrofotografia do Dia” nesta terça-feira. A captura, realizada no Parque das Garças, no Lago Norte, aconteceu durante a passagem do cometa C/2024 G3 (ATLAS) no céu da capital no dia 12 deste mês. Após enviar a imagem para a NASA em 17 de janeiro, Frederico recebeu, no dia seguinte, uma mensagem do curador do site solicitando mais informações sobre os aspectos técnicos da foto. O fotógrafo expressou sua surpresa e apreensão em relação à decisão, optando por não compartilhar o ocorrido com sua família.
Frederico também teve a oportunidade de compartilhar essa experiência mágica com outras pessoas presentes no lugar da captura. “Foi incrível ver a empolgação delas, isso foi um grande complemento para minha própria vivência”, acrescentou. O professor Roberto Dell’Aglio Dias da Costa, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, comentou sobre o cometa registrado nas imagens. “O brilho deste cometa está diminuindo rapidamente”, disse ele.
“Atualmente, já é preciso usar um binóculo para visualizá-lo, mesmo em locais afastados da poluição luminosa. As possibilidades de observação devem aumentar no fim de semana, provavelmente no dia 25, e futuramente, somente com telescópios profissionais”, completou o professor.