O diretor de conteúdo da HBO, Casey Bloys, abordou o papel de J.K. Rowling, autora da famosa série “Harry Potter”, na nova produção em desenvolvimento pela emissora. Ele afirmou que as opiniões pessoais e políticas da autora não influenciarão a série. “A decisão de fazer negócios com J.K. Rowling não é novidade para nós. Estamos no setor há 25 anos. Já produzimos um programa dela na HBO, chamado ‘CB Strike’, em parceria com a BBC. É importante esclarecer que essas são as opiniões pessoais dela. Ela tem o direito de expressá-las. Contudo, Harry Potter não será secretamente influenciado por isso. Caso alguém queira debater com ela, pode fazê-lo pelas redes sociais”, declarou.
Recentemente, J.K. Rowling manifestou apoio à decisão da Suprema Corte do Reino Unido sobre a definição legal de mulher, que se baseia no sexo biológico, excluindo, assim, mulheres trans. A autora já se envolveu em polêmicas anteriores, por conta de declarações que foram vistas como discriminatórias em relação a pessoas transgênero. Ela também criticou atores da franquia “Harry Potter” por apoiarem publicamente os direitos de pessoas trans. Em 2023, Rowling usou suas redes sociais para contestar uma afirmação que dizia: “Repita conosco: mulheres trans são mulheres”.
Sobre a nova série de “Harry Potter”, cada temporada será baseada em um dos sete livros da obra de J.K. Rowling. De acordo com um dos produtores, a nova adaptação será mais fiel aos livros do que os filmes anteriores. “Não há muito o que acrescentar no momento. Temos uma equipe brilhante de roteiristas que está fazendo o que precisa ser feito. Os testes de elenco já estão acontecendo no Reino Unido e na Irlanda, e o processo avança de forma satisfatória”, disse Channing Dungey, CEO da Warner Bros. Television.
Além disso, Chris Columbus, diretor dos filmes da franquia, afirmou que a série da HBO poderá explorar mais a fundo a narrativa devido à maior liberdade em comparação com as limitações de tempo dos filmes. “Acho que a ideia para a série é impressionante, porque há certas restrições quando se faz um filme. O nosso primeiro filme teve uma duração de duas horas e 40 minutos, e o segundo quase o mesmo tempo”, comentou à revista People.