O retorno de Neymar ao Santos, que deve ocorrer ainda nesta semana, já está impulsionando os negócios do clube. Desde o último sábado, 25, quando as especulações começaram a circular, o número de seguidores no Instagram subiu de 3,5 milhões para 4 milhões, enquanto no TikTok houve um acréscimo de 100 mil novos usuários. Nos primeiros 15 dias deste mês, a média diária de novos seguidores nas redes sociais do Santos era em torno de mil, o que demonstra o impacto de Neymar nesse crescimento.
“Neymar transcende o papel de atleta – ele se tornou uma figura global que atrai atenção em diversos aspectos da vida. O mais significativo é que a marca Neymar continua forte. Ele é uma referência, não apenas por suas conquistas no esporte, mas também pelo impacto que causa na cultura e na indústria”, comenta um especialista em marketing esportivo.
“O atleta é um verdadeiro ícone para a nova geração. Isso, por si só, tem grande valor para as marcas que desejam associar-se a ele, e os dados são claros: ele é um atleta excepcional, e esse ápice – tanto no esporte quanto no marketing – ainda está longe de chegar ao fim”, afirma um gerente de marketing e esportes de uma empresa que colabora com sócios-torcedores de clubes de futebol.
“O retorno de Neymar ao Santos geraria um impacto enorme em termos de marketing, equivalendo ou até superando o que ocorreu com Ronaldo no Corinthians, devido à força e ao alcance das redes sociais atualmente. Sua volta colocaria o clube em destaque no cenário internacional, atraindo novos patrocinadores, aumentando a venda de produtos licenciados e intensificando o engajamento digital do Santos”, considera um especialista em marketing digital que trabalha na conexão entre torcedores, marcas e entidades esportivas.