A imprensa internacional repercutiu em 18 de outubro a denúncia feita pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, envolvendo sua participação em uma tentativa de golpe. A CNN Internacional informou que Bolsonaro foi acusado de estar ligado a um suposto plano golpista.
O jornal espanhol El País destacou que o procurador-geral da República acusou Bolsonaro de tentar reverter sua derrota nas eleições, afirmando que o ex-presidente de extrema-direita buscou celebrar um golpe contra o atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O The New York Times, veículo americano, também enfatizou a acusação, mencionando que Bolsonaro supervisionou um amplo esquema para desacreditar a confiança da população nas eleições de 2022 e tentar anular o resultado eleitoral após não encontrar evidências de fraude.
Já o The Washington Post registrou que o procurador-geral Paulo Gonet formalizou as acusações contra Bolsonaro, que incluiriam uma tentativa de golpe para que o ex-presidente mantivesse sua posição após a derrota nas eleições de 2022, além de um suposto plano para envenenar Lula.
O britânico The Guardian reportou que Bolsonaro é acusado de supostamente participar de uma conspiração de extrema-direita para se manter no poder por meio de um golpe militar. O jornal francês Le Monde acrescentou que Bolsonaro, de 69 anos, e seus co-réus enfrentam cinco acusações relativas a essa tentativa de impedir a posse de Lula após uma eleição disputada.
Na Argentina, o jornal La Nación também publicou que promotores brasileiros acusaram Bolsonaro e mais 33 pessoas de terem tentado um golpe em 2022 para impedir que Lula assumisse o cargo. O Clarín, outro veículo argentino, destacou que Bolsonaro é acusado de tentar abolir violentamente o estado democrático de direito e de formar uma organização criminosa armada, com outras 33 pessoas também sendo acusadas em relação ao caso.