21 fevereiro 2025
HomeCotidianoIndígena Isolado Volta ao Contato: Funai Revela Encontro no Amazonas

Indígena Isolado Volta ao Contato: Funai Revela Encontro no Amazonas

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizou um indígena isolado na última quarta-feira (12), na região do Mamoriá Grande, entre os municípios de Pauini e Lábrea, no estado do Amazonas. De acordo com a Funai, o contato do indígena foi voluntário. O evento ocorreu em uma comunidade ribeirinha à margem do rio Purus, situada a aproximadamente cinco quilômetros da Base de Proteção Etnoambiental.

Em um comunicado, a Funai informou que recebeu relatos sobre a presença do indígena em uma comunidade não indígena e foi ao local para acompanhar o jovem, com o intuito de garantir seu isolamento sanitário. Foram disponibilizados insumos médicos e profissionais de saúde para atender às necessidades do indígena. Ele voltou à floresta na quinta-feira (13).

Após esse retorno, equipes da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Funai foram enviadas à comunidade. Enquanto a Sesai realizava uma avaliação da situação epidemiológica dos moradores, a Funai monitorava o território e orientava a população quanto às medidas de proteção voltadas ao indígena isolado da Terra Indígena Mamoriá Grande. Para reforçar a proteção desse indígena e sua comunidade, duas equipes da Funai estão a caminho da Base de Proteção de Mamoriá, e uma equipe da Sesai também se juntará a elas, permanecendo no local por tempo indeterminado.

A equipe é composta por uma colaboradora indígena do povo Juma, que possui experiência em monitoramento de povos isolados e fala a língua Kawahiva, que pode ser a mesma utilizada pela comunidade em questão.

A área de Mamoriá Grande enfrenta uma série de desafios que destacam a necessidade urgente de sua interdição legal, conforme relatado por órgãos que monitoram a região. Entre as principais ameaças estão a especulação fundiária, conflitos locais, que se manifestam como ameaças de moradores contra indígenas e servidores da Funai, e a falta de respaldo legal para fiscalização, uma vez que a Funai não tinha base legal para realizar as devidas inspeções no território. O órgão continua a acompanhar e avaliar a situação, além de implementar medidas para a proteção da Terra Indígena Mamoriá Grande.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!