O feriado da Páscoa, que será celebrado neste domingo, dia 20, é um momento significativo para a festividade cristã. Neste período, os chocolates se tornam um alimento tradicional, porém, seu preço está bastante elevado nos estabelecimentos comerciais. Um dos fatores que contribui para esse aumento é a inflação, que impacta não apenas os ovos de galinha, mas também os ovos de Páscoa.
O aumento no preço do chocolate está diretamente ligado ao custo do cacau, que na última bienal praticamente triplicou. Isso se deve a uma redução na produção deste produto, resultante de pragas que afetaram as plantações no Brasil e também de condições climáticas adversas em países da África Ocidental. De acordo com dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é utilizado como referência oficial da inflação no Brasil, o valor do chocolate apresentou um crescimento de 12% em um período de um ano. Em média, os ovos de Páscoa de 500g estão sendo vendidos por cerca de 100 reais nos principais supermercados do país.
Em março, a inflação geral apresentou um leve arrefecimento, mas ainda assim permaneceu alta: o IPCA registrou uma elevação de 0,56% no mês, sendo os alimentos os principais responsáveis por manter os custos elevados para os consumidores brasileiros.