Os pagamentos do 13º salário referente ao INSS terão início no dia 24 de abril, em duas parcelas. Esta medida beneficiará aproximadamente 34,2 milhões de segurados e gerará um impacto positivo de R$ 73,3 bilhões na economia do país. A primeira parcela será destinada a quem recebe até um salário mínimo, atualmente fixado em R$ 1.518, e será creditada entre 24 de abril e 8 de maio. O início dos pagamentos será para os segurados cujo número final do cartão é 1.
Para aqueles com rendimentos acima do salário mínimo, os depósitos ocorrerão entre 2 e 8 de maio, começando pelos beneficiários que têm o número final de matrícula 1 e 6. A segunda parcela do 13º salário será liberada entre 26 de maio e 6 de junho. Este abono é aplicável a beneficiários de aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, pensões por morte, entre outros tipos de assistência fornecidos pelo INSS.
É importante ressaltar que os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) não terão direito a este pagamento. As seguradas que estiverem em licença-maternidade receberão um 13º proporcional, que será pago junto com a última parcela do benefício. Para obter informações sobre o pagamento, os segurados podem acessar o site gov.br/meuinss ou utilizar o aplicativo Meu INSS. Também é possível esclarecer dúvidas pelo telefone 135. O INSS informa que não há previsão de pagamento de um “14º salário”.