2 maio 2025
HomeInternacionalInvestigação do Pentágono: Segundo Grupo Irregular Surge em App de Comunicação

Investigação do Pentágono: Segundo Grupo Irregular Surge em App de Comunicação

O inspetor-geral do Departamento de Defesa dos Estados Unidos iniciará uma investigação sobre um segundo “chat da guerra” envolvendo altos funcionários do governo. A primeira investigação já estava em andamento, focada em um grupo de comunicações no aplicativo Signal. Este grupo incluía a participação de diversas autoridades, como o secretário de Defesa, Pete Hegseth, que discutiam operações militares contra os rebeldes Houthis no Iémen.

De acordo com informações obtidas, a nova investigação está concentrada em outra conversa no Signal, que foi relatada no mês passado. Participaram desta nova discussão a esposa, o advogado e o irmão de Hegseth. Os investigadores estão interessados em compreender como informações acerca de ações militares contra os Houthis foram transferidas do sistema de comunicação seguro de Hegseth para o aplicativo Signal.

Tanto Hegseth quanto o porta-voz do Pentágono, Sean Parnell, afirmaram que não houve compartilhamento de informações confidenciais. Com o início da investigação em abril, o inspetor-geral interino do Pentágono, Steven Stebbins, declarou que o objetivo da apuração é determinar se Hegseth e outros funcionários de defesa seguiram as políticas e procedimentos adequados ao utilizar um aplicativo de mensagens comerciais para assuntos oficiais.

As conversas no Signal, considerado inapropriado para esse tipo de comunicação, vieram à tona após um jornalista da revista The Atlantic ser adicionado por engano ao grupo. O repórter teve acesso a uma série de mensagens de autoridades do governo anterior, que discutiam estratégias de guerra relacionadas a ataques militares dos Estados Unidos no Iémen. Essas revelações suscitaram questionamentos sobre a segurança da plataforma, a qual não é oficialmente empregada para a troca de informações classificadas.

O secretário de Defesa, Pete Hegseth, refutou quaisquer alegações de irregularidades, afirmando que nenhuma informação sensível foi trocada. No entanto, a situação se transformou na primeira crise política do segundo mandato de Donald Trump.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!