1 abril 2025
HomeInternacionalIrã Descartou Diálogos Diretos com os EUA a Respeito de seu Programa...

Irã Descartou Diálogos Diretos com os EUA a Respeito de seu Programa Nuclear

O presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, declarou no último domingo (30) que o país não está interessado em negociações diretas com os Estados Unidos a respeito do programa nuclear iraniano. Esta afirmação ocorreu em resposta a uma carta do presidente dos EUA, Donald Trump, e representa a primeira manifestação oficial de Teerã sobre o tema.

De acordo com Pezeshkian, a resposta do Irã, transmitida por meio do governo de Omã, mantém a possibilidade de conversações indiretas com Washington. Entretanto, ele destacou que esses diálogos não avançaram desde que Trump retirou os Estados Unidos do acordo nuclear com o Irã e outras potências em 2018.

Nos anos subsequentes, as tensões na região aumentaram, especialmente após o início do conflito entre Israel e Hamas em 2023. Esse conflito resultou em ataques israelenses direcionados a líderes de grupos militantes próximos a Teerã, que fazem parte do chamado “Eixo da Resistência”. Simultaneamente, os Estados Unidos intensificaram bombardeios contra os rebeldes houthi no Iémen, aliados do Irã, o que eleva a possibilidade de uma ação militar contra o programa nuclear iraniano.

Pezeshkian afirmou, em um discurso televisionado durante uma reunião do gabinete, que “não evitamos o diálogo; o que nos causou problemas foi a quebra de promessas”. Ele ressaltou que os Estados Unidos devem provar sua capacidade de restaurar a confiança. Em resposta, o Departamento de Estado dos EUA declarou que Trump deixou claro que não permitirá que o Irã obtenha armas nucleares. Um porta-voz do governo americano acrescentou que o presidente está aberto a discutir um acordo com o Irã, mas se o regime iraniano não estiver disposto a negociar, Trump considerará outras opções, o que teria consequências negativas para o Irã.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!