A primeira-dama Janja da Silva tem agendado um encontro com o Papa Francisco nesta quarta-feira, dia 12, no Vaticano. Esta não é a primeira vez que a primeira-dama se encontra com o pontífice. Janja foi selecionada para representar o Brasil durante a 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), que ocorre em Roma, juntamente com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O evento seguirá até o dia 14 de fevereiro.
A visita a Roma tem como objetivo principal discutir a formação de alianças para combater a fome. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que serão lançados programas de crédito a partir da próxima semana. Além disso, Janja planeja realizar uma série de viagens pelo país com ministros para apresentar os resultados da administração.
Embora não tenha um cargo oficial na estrutura do governo, a primeira-dama recebeu indicação do presidente Lula para integrar o conselho de uma agência da Organização das Nações Unidas (ONU). A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira, dia 7, juntamente com a confirmação de que o governo cobrirá os custos da viagem.
Na terça-feira, dia 11, Janja participou da abertura do evento em Roma, onde se encontrou com Alvaro Lario, presidente do Fida, e Cindy McCain, diretora-executiva do Programa Mundial de Alimentos (PMA). De acordo com a programação, a primeira-dama deve retornar ao Brasil na quinta-feira, dia 13.