20 abril 2025
HomeEconomiaJapão Considera Aumento nas Importações de Grãos em Acordos com os EUA,...

Japão Considera Aumento nas Importações de Grãos em Acordos com os EUA, Afirmam Fontes.

O Japão está avaliando a possibilidade de aumentar suas importações de soja e arroz como parte das negociações comerciais com os Estados Unidos, que envolvem as tarifas estabelecidas pelo presidente norte-americano. A informação foi divulgada por um veículo de imprensa japonês. Em meio à pressão gerada pela ofensiva comercial de Trump, que tem causado instabilidade nos mercados e suscitado preocupações sobre uma possível recessão, o Japão busca a reversão das tarifas “recíprocas” e outras cobranças impostas ao país, numa tentativa de equilibrar as relações comerciais com várias nações.

Durante a primeira rodada de discussões bilaterais, ocorreu uma menção por parte de negociadores dos Estados Unidos a setores como automóveis e arroz, os quais, segundo afirmaram, estão sujeitos a barreiras de mercado impostas por Tóquio. Os americanos solicitaram que o Japão aumentasse as importações de carne, produtos pesqueiros e batatas, conforme reportado por fontes não identificadas.

O Gabinete do Governo do Japão não estava disponível para comentar a situação imediatamente. O presidente Trump, em uma ação inesperada, conduziu o principal negociador japonês, o ministro da Revitalização Econômica, Ryosei Akazawa, ao Salão Oval e expressou satisfação com os “grandes progressos” feitos nas negociações, embora poucos detalhes concretos tenham sido revelados.

O ministro das Finanças do Japão, Katsunobu Kato, deverá retomar as discussões bilaterais com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, durante as reuniões do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial que ocorrerão na próxima semana em Washington. Atualmente, o Japão enfrenta tarifas de 24% sobre as suas exportações para os Estados Unidos, embora essa cobrança tenha sido suspensa por um período de 90 dias, junto com a maioria das tarifas tributárias impostas por Trump. No entanto, uma tarifa universal de 10% permanece ativa, além de uma taxa de 25% sobre veículos, um setor fundamental para a economia japonesa, que é altamente dependente das exportações.

Vale mencionar que, mesmo antes da imposição das tarifas por Trump, o Japão já vinha aumentando as suas importações de arroz ao longo do último ano, em decorrência de um aumento nos preços internos devido à escassez da oferta.

NOTÍCIAS RELACIONADAS
- Publicidade -

NOTÍCIAS MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido !!